Dicas para começar a colecionar notas

Bom dia gente estou aqui de novo, mas hoje vou falar sobre coleção de notas.

Assim como as moedas, podemos colecionar notas antigas ou não antigas, também podemos encontra-las em bom ou ótimo estado de conservação e também podemos colecionar notas de vários países e até mesmo do nosso próprio país, misturadas ou não.

Claro que para colecionar notas, existem algumas diferenças que as fazem valer muito ou nada.

Você precisa ter muita cautela ao escolher o lugar para armazenar sua coleção. Procure sempre colocar em um bom espaço e seguro. Colocar os itens em lugares pequenos e exprimidos pode acabar danificando sua coleção. 

A coleção deve estar sempre em um local, sem sujeira ou umidade e limpo para não facilitar a entrada de insetos e assim também não deixar criar fungos, pois esses danificam e muito os itens de sua coleção.

Procure guardar suas cédulas num álbum com folhas de plástico com divisões. Evite ao máximo ficar mexendo nelas para mostrar às pessoas e jamais deixe que tirem elas do álbum.

Procure não deixar a coleção muito exposta a luz solar, mesmo que seja por pouco tempo, deixe-a sempre em local seco e arejado, deve sempre ter luz natural e nunca diretamente nas peças.

Temos algumas notas de real que chegam a valer até 400 vezes mais que o seu valor normal. Quanto menos exemplares dessa nota estiverem em circulação e com as mesmas características, mais ela ganhará valor.

Os fatores que aumenta ou diminui o valor das notas são: lotes com poucas notas impressas, número de série errado, alguma assinatura de Ministro que ficou pouco tempo no cargo, entre outros fatos.

Se a nota estiver num alto padrão de conservação, como alto relevo bem nítido, sem dobras, isso sim acaba influenciando na sua cotação, essa nota vale muito mais que uma que já passou de mão em mão.

A vida média de uma nota normalmente é curta, o que acaba deixando os colecionadores bem infelizes. 

Dependendo da nota, ela pode valer de R$ 160,00 a R$ 4.000,00.