Compra e Venda de Quadro de segunda mão

O mercado de quadro de arte usado é aquele em que ocorre entre dois colecionadores particulares, e onde não intervém qualquer galeria, marchante de arte ou algo semelhante. Esta é uma transação particular, em que uma obra de arte muda de mãos por um acordo econômico feito previamente.

Em um dos meus artigos expliquei um pouco sobre a coleção de moedas brasileiras, com este novo artigo quero ajudá-lo a saber como comprar um bom quadro de segunda mão, sendo ele uma obra de arte ou não.

O mercado de arte de segunda mão envolve uma variedade de elementos: aqui se inclui a venda não só de pinturas e esculturas, mas também antiguidades como esculturas em madeira, cerâmica, mobiliário, tapeçarias, gravuras antigas, relógios e assim por diante.

Se tem um certificado de autenticidade e valorização profissional, melhor

Como este é um acordo entre dois particulares, recomendo que a obra que esteja comprando ou vendendo esteja acompanhada por um certificado de autenticidade que legitime a sua autoria se estamos tratando de um original, apesar de entender que isso nem sempre é possível quando a transação é feita entre dois colecionadores particulares.

Por outro lado, também sugiro que o vendedor solicite uma avaliação profissional da obra que quer vender, pois isso vai ajudá-lo a entender melhor o valor real desse item no mercado, além de oferecer uma maior confiança e segurança ao potencial comprador.

quadro usado

Além disso, a avaliação feita por peritos vai servir ao comprador para justificar o valor da obra na hora de tomar futuras decisões, tais como aumentar o seu seguro da casa, dividir os bens de uma herança ou definir um objetivo de o seu patrimônio artístico.

É necessário fazer um contrato escrito?

Não é essencial, mas altamente recomendável quando se trata de obras de um certo valor. Pode ser um simples documento que especifique como é  a obra, a descrição das partes (ou seja, os participantes na compra e venda), o seu consentimento, as mesmas obrigações e o objeto do contrato.

Impostos, o que há a considerar?

Quando a comercialização ocorre entre dois particulares, você tem que pagar impostos, mas menos do que poderíamos pensar. Neste caso, deve verificar o que se aplica a transferências de ativos.

quadro

 

Onde você pode comprar e vender quadro usado de segunda mão?

Existem inúmeros sites onde você pode vender quadros usados, o site Usadobrasil é destinado a recolher anúncios de sites de todo o Brasil de colecionadores de produtos de segunda mão, e isso inclui também quadros de colecionadores, acesse hoje mesmo o site e comece a procura pela sua obra de arte, ou qualquer outro tesouro!